Alimentação antioxidante e saúde da pele

Alimentação antioxidante e saúde da pele

QUAIS ALIMENTOS AJUDAM NA SAÚDE DA PELE?

Muitas pessoas não sabem ou não dão a devida importância à alimentação, quando o assunto é saúde da pele. É comprovado que, uma alimentação equilibrada e principalmente rica em antioxidantes pode minimizar e prevenir sintomas como: celulite, rugas, acnes, flacidez, manchas, entre outros, causados por interferências externas (radiação e poluição) e também internas como alto consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e industrializado.

O papel dos antioxidantes no nosso organismo é neutralizar o excesso de radicais livres causados pelas interferências acima, ou seja, eles são importantes na linha de defesa contra várias doenças e também no processo de envelhecimento. Uma dieta rica em alimentos com potencial antioxidante é uma forma natural e saudável de auxiliar também na estética, na saúde da pele.

Dessa forma, é fundamental conhecermos os nutrientes antioxidantes e suas fontes alimentares; seguem alguns exemplos: minerais como cobre, zinco, ferro e selênio, presentes principalmente em leguminosas (grão de bico, ervilha, lentilha), em oleaginosas (castanha de caju, amêndoa, amendoim), e em sementes, como linhaça, chia, girassol e abóbora.

E também as vitaminas antioxidantes, como a vitamina A que é encontrada em alimentos de cor forte, como mamão, tomate, beterraba, cenoura, couve e espinafre, por exemplo, e a vitamina C, que pode ser consumida através de alimentos como limão, laranja, caju, hortelã, manjericão, entre outros.

Assim, com a introdução dos alimentos com ação antioxidante e com uma base alimentar nutricionalmente equilibrada, além de uma hidratação adequada, a melhora na saúde da pele é garantida. Lembrando que para um resultado duradouro, é necessário constância nas melhores escolhas alimentares.

Escrito por Carolina Damy Ribeiro

Nutrição Esportiva Funcional

CRN: 344848

Graduada em Nutrição pela Unicamp  2015
Pós Graduada em Nutrição Esportiva funcional pela VP em 2020


Nutricionista na Careclub


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente