Você sabe o que é densidade nutritiva ou ainda é da turma que conta caloria?

Você sabe o que é densidade nutritiva ou ainda é da turma que conta caloria?

A tão temida caloria, na maioria das vezes, é o único fator avaliado na escolha de um alimento, e pode ser muito mal interpretada. Se por acaso você só pensa nas calorias quando vai escolher algo para comer, sinto em lhe dizer que esse conceito está ultrapassado. A simples informação da quantidade de calorias de um produto ou alimento isolado, por si só, não diz nada sobre a sua qualidade nutricional. As nossas escolhas alimentares devem ser baseadas na relação entre a concentração de nutrientes que um alimento oferece pela quantidade de calorias. É o que chamamos de densidade nutritiva, ou seja, quanto maior a quantidade e concentração de nutrientes, mais saudável e nutritivo o alimento será.

 

Uma alimentação com alta densidade nutritiva é variada, natural e prioritariamente com alimentos íntegros, assim, a energia oferecida virá acompanhada de gorduras saudáveis, carboidratos de qualidade, vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos. Esse tipo de alimentação nutri o organismo como um todo, promove um maior vigor físico, gasta mais energia, mantém a imunidade fortalecida e o apetite controlado, ou seja, mantém o corpo funcionando de forma adequada e harmoniosa. Além disso, alimentos com alta densidade nutritiva nos alimentam melhor, sendo necessárias pequenas quantidades para dar saciedade e, até mesmo, garantir os nutrientes essenciais do dia a dia.

 

Mas, o que gera confusão quanto ao tema calorias, são as do tipo “calorias vazias”. Essas não apresentam nenhum valor nutricional, aumentam os processos inflamatórios no organismo, elevam o estoque de energia, geram aumento das células adiposas, resultando no excesso de gordura corporal e doenças crônicas. Esse tipo de caloria está presente nos alimentos ricos em ingredientes refinados como açúcar branco, farinha branca refinada, gorduras de baixa qualidade e aditivos químicos. Como, por exemplo, salgadinhos, frituras, biscoitos recheados, doces e refrigerantes. Esses alimentos são pobres nutricionalmente e não trazem nutrientes, apenas calorias.  Inclusive vale ressaltar que alguns alimentos light, por exemplo, podem ter um menor teor calórico, mas muitas vezes essas calorias são vazias e não nutrem o corpo.

 

Se você busca um alimento densamente nutritivo, aposte em nossas granolas! Elas são ricas em nutrientes que beneficiam o seu corpo. Seus ingredientes foram escolhidos e combinados de forma equilibrada, valorizando suas propriedades nutricionais, para oferecer um alimento com alta densidade nutritiva e muito sabor. Uma pequena porção oferece calorias de qualidade e garante o aporte de diversos nutrientes essenciais como gorduras saudáveis, proteínas e carboidratos de alta qualidade, fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, fundamentais para a saúde física e mental. Pois, em sua base, não tem ingredientes refinados, mas naturais e prioritariamente íntegros.

Por isso, lembre-se sempre: muito mais importante do que contar calorias é observar a qualidade dos ingredientes e, consequentemente, dos nutrientes.

Esse texto foi escrito em colaboração com nossa nutricionista consciente,

Ale Luglio.

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente