Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico do câncer de mama

Outubro Rosa: Prevenção e Diagnóstico do câncer de mama

Outubro é o mês para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, já que segundo dados do Instituto Oncogia, a doença quando descoberta com antecedência tem uma chance de até 95% de cura.

 

O que é o câncer de mama

O câncer de mama acontece pelo crescimento desordenado da quantidade das células da mama, essas alterações mamárias se dão graças a mutações no DNA, alguns genes presentes nesse composto orgânico são responsáveis por controlar o crescimento e a divisão das células, mutações como essas são responsáveis pela desregulação na produção da quantidade das mesmas, o que pode causar esse e outros tipos de cânceres.

O câncer de mama é um doença que mais comumente acomete mulheres em idade avançada e tem como fatores de risco a obesidade, uso prolongado de hormônios, tabagismo, alcoolismo, além também de fatores genéticos.

 

Diagnóstico e tratamento

Os primeiros sintomas geralmente são nódulos regulares ou irregulares, endurecidos, que não provocam dor, podendo também aparecer inchaço em todo o seio, espessamento ou retração da pele do seio, o que também pode surgir no mamilo além de dor, inversão, descamação, feridas ou secreção espontânea e também linfonodos na axila.

O tratamento pode variar de acordo com o nível de gravidade de cada caso, geralmente são quimioterapia, uma mediação para matar as células malignas, radioterapia, um tratamento terapêutico com raio ionizantes, hormonoterapia, um tratamento para bloquear hormônios femininos e cirurgia, para remover os tumores ou para retirada completa da mama, procedimento conhecido como mastectomia.

 

O Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu na década de 90 nos EUA, quando várias instituições começaram a fazer campanhas isoladas sobre o tema do câncer de mama, após algum tempo, depois da aprovação do Congresso Americano, esse momento do ano passou a ser reconhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama no país, já no Brasil, o mês passou a ser adotado a partir de 2002, em São Paulo, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa em comemoração a data.

 

Como evitar o câncer de mama

Acredita-se que o câncer de mama pode ser evitado com ações simples e estilos de vida mais saudáveis, algumas dessas ações são:

 

- Prática de atividade física regular

- Dieta saudável e equilibrada

- Evitar cigarro e álcool em excesso

- Não utilizar hormônios sintéticos

 

Fontes: Santa Casa Maringá, Summit Saúde e Bem Estar, INCA, Blog Dráuzio Varella, Oncoguia, Hospital Oswaldo Cruz.

Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente