Dia do Veganismo: Saiba tudo sobre esse movimento.

Dia do Veganismo: Saiba tudo sobre esse movimento.

Dia 1 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Veganismo, esse termo foi criado por Donald Watson em 1944, por um grupo de, até então, vegetarianos, que se reuniram em Birmingham, no Reino Unido, para dialogar sobre seus hábitos.

Nesse mesmo ano, os integrantes da reunião criaram a Vegan Society, instituição responsável pela certificação de mais de 22 mil produtos e serviços de cunho vegano ao redor do mundo.

 

O que é o Veganismo

Em 1979, a Vegan Society tornou-se uma instituição e assim o veganismo passou a ser definido como uma filosofia de vida que procura excluir qualquer tipo de exploração e crueldade animal, para fins de alimentação, vestuário e outros vises da industria.

O Veganismo também se propõe a ser um movimento que defende a proteção do meio ambiente e a promoção de uma vida mais saudável, graças a uma alimentação totalmente a base de plantas, vegetais, frutas, grãos e sementes.

 

“Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.”

Livre tradução de “The Vegan Society”, grupo que criou o termo “Veganismo” em 1944 no Reino Unido.

 

Benefícios do Veganismo

Além dos ganhos na defesa da causa animal e do planeta, o Veganismo também é responsável por uma série de benefícios para o bem estar do corpo humano, graças a sua dieta 100% natural.

A dieta rica em nutrientes possibilita maior longevidade, graças ao seu poder de controlar doenças como o diabetes, a alta pressão arterial e o colesterol, além de melhorar a energia e a disposição, por isso é altamente recomendada para atletas de alta performance.

 

Precauções

É importante que as pessoas que escolhem uma alimentação vegana façam acompanhamentos regulares com um nutricionista para identificar se possuem níveis saudáveis de vitamina B12, vitamina D e cálcio, esses nutrientes são encontrados facilmente em fontes animais, sendo assim, talvez precisem ser suplementados. 

A dieta vegana pode ser amplamente associada a hábitos saudáveis, porém, mesmo com esse viés, ainda é possível acabar consumindo alimentos não tão saudáveis assim, tanto a pizza, quanto a batata frita, hambúrgueres, biscoitos, nuggets, salgadinhos e outros industrializados, podem ter versões veganas, mas são igualmente prejudiciais a saúde.

 

Como se tornar Vegano

Para se tornar Vegano, primeiramente é importante entender a história e estar de acordo com as bandeiras levantadas pelo movimento, logo após, tente entender se a dieta Vegana favorece a sua saúde, se não podem haver problemas a longo prazo causados pela restrição de certos alimentos, consulte um nutricionista nesse momento, além disso, entenda como adaptar a dieta a sua realidade financeira e seja persistente, se ocorrer um “escorregão”, persista até que vire um hábito.

 

Em resumo:

Entenda os princípios do Veganismo.

Consulte um nutricionista e faça exames para identificar problemas a longo prazo.

Analise como adaptar a dieta a sua realidade financeira.

Persista até se tornar um hábito.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente