Eu reciclo, e você?

Toda empresa precisa fazer sua parte! A parceria do selo eureciclo com a Greenpeople começou no inicio de 2017. Enquanto o selo, pioneiro no Brasil, passava por um processo de aceleração no Campus do Google, a equipe do selo se deparou com uma garrafa da Greenpeople, todos ficaram apaixonados pelos sucos prensados a frio e pelo propósito da marca. Ficou claro que seria preciso firmar uma parceria e que ambas as marcas têm muito a ganhar e a beneficiar o planeta juntas.

Criado pela startup New Hope Ecotech em 2016, o selo eureciclo funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos e o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem. O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando materiais equivalentes aos das embalagens.

Assim, as empresas recebem o selo que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem.

Atualmente, a legislação brasileira demanda que 22% do material gerado e exposto ao meio ambiente seja reciclado. Através do selo eureciclo, as empresas podem contribuir o equivalente a pelo menos 22% de todo material colocado no mercado, mas muitas contribuem o equivalente a 100%, 200% ou até 300%, que significa que, a cada embalagem vendida, retiram do meio ambiente o equivalente a três delas.

A reciclagem do plástico é de extrema importância, pois a maioria deles não chega nas cooperativas de reciclagem, visto que são descartados incorretamente e, assim, vão parar em aterros sanitários. Alguns ficam por lá durante centenas de anos até se decompor, e quando seus netos nascerem, eles ainda estarão lá. Outros, por serem muito leves, são levados pela chuva e pelo vento para rios e mares, chegando aos oceanos. Hoje já se fala até que os microplásticos entraram para a nossa cadeia alimentar e que, se continuarmos assim, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. 

Os impactos gerados pela Greenpeople em 2017 foram vários. Com a parceria, a Greenpeople conseguiu prevenir a poluição e gerenciar seus resíduos da forma mais adequada, atingindo os objetivos de impacto ambiental e executando práticas de gerenciamento do ciclo de vida do produto. A Greenpeople incentivou a coleta, a triagem e a destinação de massas proporcionais aos materiais da embalagem de seus produtos, compensando a massa equivalente a mais de 3 toneladas. Esse benefício foi além do ambiental, pois impactou também cooperativas em SP, RJ e MG. Uma dessas cooperativas, a de Minas Gerais, está muito contente com a experiência com o selo, pois a renda da organização aumentou, possibilitando a melhoria das condições de trabalho. 

O selo eureciclo é responsável por fazer a compensação ambiental dos resíduos produzidos pela Greenpeople, o que já é um grande avanço no que diz respeito ao seu impacto ambiental. Entretanto, a participação dos clientes é de extrema importância, pois são eles que decidem o que vai acontecer com a embalagem após o consumo do produto.

Acreditamos que um descarte adequado é a melhor maneira do cliente ajudar sendo socioambientalmente responsável ! 

Carrinho Item removido. Desfazer
  • Nenhum produto no carrinho.