
A influência dos pais na formação dos hábitos alimentares
A construção de bons hábitos alimentares nas crianças começa ainda na barriga, passa pela amamentação e se fortalece durante a introdução alimentar e toda a infância.
O paladar do bebê é influenciado diretamente pelo que a mãe consome, já que os sabores e aromas são transmitidos para os filhos durante a gestação e, também, através do leite materno.
Além de ser importante para o crescimento, a qualidade dos hábitos alimentares adquiridos na infância representa um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças na fase adulta. Sendo assim, alimentos naturais como frutas, verduras, legumes e cereais devem ser apresentados e ofertados diariamente. Já os alimentos altamente processados, como bolachas, doces, refrigerantes e salgadinhos devem ser evitados.
Uma boa ideia de oferecer vegetais que as vezes não são muito bem aceitos em sua forma tradicional é incluí-los em receitas com apelo infantil, como panquecas, massas de bolo e sucos. Dois bons exemplo da Greenpeople para essa situação são o Santo Suco e o Basic de laranja, cenoura e beterraba. Deliciosos e nutritivos, levam vegetais em sua composição e agradam ao paladar infantil.
Mas fique atento, não adianta impor uma alimentação equilibrada ou a prática de exercícios físicos às crianças se os pais não aplicarem esses conceitos em si mesmos. As crianças aprendem observando e, quanto mais natural for esse processo e mais fizer parte do cotidiano da família, maior será o sucesso nessa empreitada. Convidar as crianças para ajudar na cozinha, ensiná-la a escolher frutas e verduras no supermercado e conversar sobre a origem dos alimentos despertam o interesse pelo assunto.
Conheça mais da nossa linha kids.
Fonte: Ale Luglio