Triângulo Dourado

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Triângulo Dourado

A vida é como o ciclismo, precisa estar em movimento para se equilibrar. Precisa saber cair, frear, acelerar, dar a vez e ficar de frente na hora certa, se resguardar para ter energia e explodir no final e principalmente, saber que mesmo sendo um esporte individual, nunca se vence sem a ajuda de uma equipe. Já estou eu aqui escrevendo de esporte novamente, mas hoje o assunto vai muito além; falaremos sobre a base de tudo.

A busca pelo equilíbrio é um treinamento contínuo e diário, depende de diversos fatores individuais e está em eterna transformação, variando de acordo com a idade, cultura, localidade, nacionalidade, profissão, construção familiar, entre muitos outros fatores. Independente de tudo isso, três pilares são fundamentais em qualquer período da sua vida, seja você um bebê recém-nascido, jovem ou um jovem centenário. 

Eles serão a base para a longevidade e principalmente para a tão sonhada qualidade de vida.

O triângulo dourado é formado per exercício físico, nutrição e descanso, que funcionam juntos, ou seja, se negligenciar qualquer um deles, com certeza em pouco tempo os outros irão sucumbir.

Atividade física
Escolha uma ou mais atividade física que você goste e pratique no mínimo 3x por semana. O exercício físico libera os hormônios da endorfina, serotonina (prazer) e dopamina (diminui ansiedade), que são os maiores aliados para que você tenha regularidade e sucesso. 

Nutrição
A nossa energia e vitalidade provém dos alimentos, assim como o sono, os alimentos induzem a produção de diversos hormônios que ajudam a regular nosso organismo. O grande diferencial de um nutricionista é identificar o perfil de cada cliente, entender a rotina e prescrever os alimentos que darão mais energia e vigor dentro das possibilidades possíveis. Não existe segredo, que não a regularidade; mas lembre-se que fora do consultório a escolha é sempre sua...

Descanso
O descanso e sono são fundamentais para produção hormonal, o cortisol por exemplo relaxa os músculos e diminui o metabolismo, o GH ajuda no crescimento e restauração tecidual, a aleptina e grelina ajudam na saciedade. Durante o sono desenvolvemos nossa memória e para que tudo isso aconteça não existe segredo, se não a regularidade. Apague as luzes, desligue os aparelhos eletrônicos e se for preciso tampem os ouvidos. 

Seja sua melhor versão. Durma mais ou talvez menos, pratique mais atividade física ou talvez menos e se alimente melhor, coma e beba mais ou talvez menos! 

Viva em contato com a natureza e com o Sol!!!

Vida longa, e lembre-se: A vida é como uma bicicleta, precisa estar em movimento para se equilibrar.

Escrito por Bernardo Tillmann.

 

Triatleta e Corredor de aventura
Ceo -Tribus Adventure (Assessoria Esportiva Especializada em Atividades Outdoor)
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