Torne A Alimentação Uma Aliada Contra o Câncer de Mama

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Torne A Alimentação Uma Aliada Contra o Câncer de Mama

Saiba como a alimentação pode auxiliar na luta contra o câncer de mama!

A alimentação é fundamental para a saúde. Quando uma pessoa passa pelo câncer de mama, a recuperação também depende de uma dieta saudável e equilibrada, que ajuda a recompor o organismo e a acelerar o processo de cura. O estresse causado por uma cirurgia leva ao enfraquecimento do sistema imunológico, o que aumenta o risco de infecções e inflamações. Já o trauma físico causa mudanças na composição das membranas e enzimas celulares, que também impactam na imunidade. Além da cirurgia, a quimioterapia e radioterapia também afetam o organismo. Por isso, uma alimentação saudável é fundamental para promover uma boa cicatrização, a redução dos inchaços e possíveis complicações no pós-cirúrgico. Para uma boa recuperação, o corpo precisa de mais oxigênio para melhorar o fluxo de nutrientes para as células. Isso quer dizer que a necessidade calórica aumenta e é preciso se alimentar bem para fornecer ao corpo a energia ideal para o restabelecimento da saúde. As proteínas, presentes em carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha etc) são fundamentais, uma vez que a função básica desse grupo alimentar é reconstruir os tecidos. É preciso também consumir alimentos que favorecem a circulação sanguínea, para promover a cicatrização e evitar o edema, muito comum depois de uma cirurgia. Alguns alimentos ajudam nesses processos, como soja, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.) e cereais integrais. Eles são ricos em arginina, um aminoácido essencial, que aumenta a produção de colágeno, melhora a cicatrização e a resposta imune. Para fortalecer o sistema imunológico, é importante consumir ainda alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e vegetais verde-escuros. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 e ômega 6 e a vitamina E reforçam a imunidade. As melhores fontes desses nutrientes são alimentos como linhaça, peixes de água fria (atum, salmão), oleaginosas, azeite extra virgem, abacate e gérmen de trigo. O estresse gera aumento na produção dos radicais livres e nada melhor que os alimentos com propriedades antioxidantes, além dos ricos em minerais como zinco, cobre, selênio, manganês e ferro. Aposte em frutas como uva, amora, framboesa, manga, morango, melancia e goiaba. A propósito frutas, verduras e legumes devem estar presentes no cardápio todos os dias, já que fornecem vitaminas e minerais, além das fibras, essenciais para um bom funcionamento intestinal. Os sucos saudáveis Greenpeople podem fornecer esses nutrientes de forma saudável, prática e saborosa. Outros hábitos saudáveis podem ser incorporados à alimentação: - Fracionar as refeições, comendo de 3 em 3 horas, - Beber 2 litros de água por dia, - Mastigar bem os alimentos, - Reduzir o consumo de sal, de gordura e de açúcar. - Além disso, a comida caseira tende a ser mais reconfortante no processo de recuperação; Neste Outubro Rosa, a Greenpeople em parceria ao Instituto Protea quer chamar mais atenção ao câncer de mama e suas recomendações. Acesse o site do Instituto Protea e conheça esse incrível projeto!

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