Copiar Código👽  Descontos do dia do cliente aplicados diretamente no carrinho!

Verifique se entregamos em sua cidade clicando aqui.

Schöpf: Papel Reciclado Artesanalmente

  • 2 min ler

Schöpf: Papel Reciclado Artesanalmente

Saiba mais sobre a SCHÖPF, empresa que realiza trabalhos criativos com papéis reciclados artesanalmente, como os cartões de papel semente da Greenpeople.  

Schöpf, em alemão, quer dizer fazer/lograr/idealizar/conseguir/criar. Assim, a empresa foca em criar, experimentar e brincar com papel reciclado artesanalmente, buscando a superfície perfeita, aliada a um design sustentável e responsável, recuperando as fibras naturais valiosas.

Schöpf tem como princípio trabalhar apoiada no tripé ambiental, social e econômico. Além de coletar e reciclar papel de empresas e residências, organizar atividades que venham a despertar a criatividade e reconexão com a natureza em escolas públicas e particulares, ONGs e espaços colaborativos, trazendo Educação Ambiental e conscientização através do aprendizado prático.

Lá, acredita-se que a transição para uma comunidade sustentável é possível, só é necessário identificar e usar as ferramentas que estão à nossa disposição.

Impacto Social

Através da potente união entre Arte e Educação Ambiental, a Schöpf espalha aprendizado e conhecimento prático sobre reciclagem e Meio Ambiente para jovens e adultos em escolas, ONGs, eventos e espaços como o SESC.

Trazem, dessa forma, conscientização e reflexão sobre temas importantes como consumo, resíduos, reconexão com a natureza, ciclos da vida, sistemas biológicos X materiais e mais.

Impacto Ambiental

"Papel é um dos materiais mais fáceis de ser reciclado e é produzido a partir de matéria prima renovável. Contudo, para a produção em massa desse material, são plantadas monoculturas que acidificam o solo e provocam perda de diversidade. Além disso, o branqueamento é feito com absurda quantidade de água e alvejantes químicos que contaminam cursos d'água, mesmo com intenso tratamento", constata Sebastian Bieberle, fundador da Schöpf.

Lá é feita a coleta de papel em empresas, escolas, escritórios, consultórios e residências. Tal papel é então triturado e transformado em polpa para formar novas folhas, prontas para uma infinidade de usos. 

Antes de manufaturar o papel, separam-se as folhas que ainda poderiam ser usadas, transformando-as em novos produtos. Esse processo é chamado de Upcycling.

Para compensar o impacto já causado por esse resíduo e sequestrar o carbono emitido na produção a partir de celulose virgem, a Schöpf planta 1 árvore a cada 10kg de papéis coletados, totalizando 1500 kg de papel reciclado em 4 anos, ou seja, 150 ​árvores plantadas no mesmo período. 

Gostou e quer saber mais sobre o trabalho desse parceiro incrível? Acesse o site https://www.schopfpapier.com.br/ou o instagram @schopfpapier

Texto produzido colaborativamente com o criador da Schöpf: Sebastian Bieberle

Buscar