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Mitos e Verdades da Nutrição

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Mitos e Verdades da Nutrição

Sábado, dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Por isso, trouxemos alguns tabus relacionados aos alimentos que com certeza você já ouviu falar. Vamos desmistificar isso juntos? 

A nutrição envolve sempre muitas polêmicas, por isso continuamos aqui esclarecendo alguns mitos e verdades com informações sérias e embasadas, para que você se sinta seguro e confortável para fazer escolhas alimentares com consciência e sem sensacionalismo! 

Tapioca emagrece? 

Mito! Nenhum alimento por si só engorda ou emagrece! A tapioca entrou “na moda” há alguns anos com o boom dos produtos sem glúten, mas isso não é sinônimo de produto saudável nem que emagrece. Ao comparar a tabela nutricional da tapioca com o pão francês, percebemos que ela não tem grandes vantagens sobre o pãozinho! Em 100g de tapioca temos cerca de 347 calorias e 0,9g de fibras, enquanto em 100g de pão francês temos 308 calorias e 3,15g de fibras. Ou seja, a tapioca é apenas uma alternativa ao pão e pode fazer parte de uma dieta para emagrecimento, desde que na quantidade certa e acompanhada de recheios saudáveis. Esse raciocínio serve também para o pãozinho! Portanto, a melhor estratégia é variar os alimentos, dar preferência aos integrais e evitar exageros, comida demais gera sempre desequilíbrios, mesmo que seja saudável, consuma a quantidade indicada para você e escolha alimentos e acompanhamentos saudáveis! 

Plantas tem proteína? 

Verdade! Muitas pessoas relacionam proteínas apenas com alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, porém o reino vegetal também nos fornece proteínas de forma eficiente e suficiente! As proteínas são compostas por pequenos bloquinhos que chamamos de aminoácidos, e todos os aminoácidos essenciais, que são aqueles que devemos consumir através da alimentação, estão presentes também no reino vegetal. Leguminosas, sementes e vegetais verdes escuros são importantes fontes desse nutriente! Ao adotarmos uma alimentação variada e equilibrada, a base de alimentos de origem vegetal, temos acesso à todos os aminoácidos essenciais e, portanto, a quantidade de proteínas suficiente. 

 
É muito importante você buscar informações em fontes seguras, não acredite em tudo que você lê por aí. Compreender as funcionalidades dos alimentos, vai te ajudar a ter uma relação melhor com a comida e se nutrir com mais qualidade. 

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Fonte: Ale Luglio  

 

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