Lições de um treinador:

Lições de um treinador:

Nos últimos 20 anos, já foram mais de 1.000 indivíduos e atletas treinados por mim; particular, em grupo, presencial, à distancia; são pessoas de diferentes esportes e objetivos, mas em todos os casos, o aprendizado é mútuo e a experiência vai sendo passada para todos os outros, as trocas são diversas e o resultado só vem com o tempo, esforço, dedicação, abdicação e também alguns erros.

Tudo faz parte do processo, alguns precisam de mais conversa, outros precisam ser  "amarrados" para não extrapolarem e outros praticamente "arrancados" do sofá para não desistirem.

Entender o significado e a importância do esporte para a pessoa é tão fundamental quanto prescrever o treino de forma adequada, respeitar a periodização e planejamento.

O feelling só se adquire com o tempo; entender que muitas vezes você é exemplo, inspiração para esses atletas, mas não necessariamente compartilham do mesmo objetivo.

Importante comemorar cada pequeno progresso e conquista, se manter motivado e motivar quem está ao seu redor. Não existe esporte individual e sim, uma equipe multidisciplinar por trás de cada um; fisioterapeuta, nutricionista, médicos, psicólogo, treinadores, família, amigos e companheiros de equipe.

Por trás disso tudo, uma história de milhares de anos de evolução no treinamento, equipamentos e psicologia do esporte. O ser humano continua a quebrar recordes e alcançar feitos cada vez maiores e, no futuro, ao olharmos para trás, com certeza teremos contribuído com nossas experiências para o aprendizado das novas gerações. Até o século XX, não tínhamos alcançado os Polos (Sul e Norte) e nem o topo do Mundo (Monte Everest), mas o aprendizado e lições passadas de geração em geração permitiram que nossos antecessores abrissem o caminho para nós muitas vezes inimagináveis.   

Nossa "corda" esta pronta para guia-lo, seja qual for seu Everest!

Escrito por: Bernardo Tillman

 

 

Triatleta e Corredor de aventura
Ceo -Tribus Adventure (Assessoria Esportiva Especializada em Atividades Outdoor)
Ceo- XC Run (Trail Run)

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente