Kombucha: uma bebida aliada da saúde intestinal

Kombucha: uma bebida aliada da saúde intestinal

Talvez você já tenha ouvido falar na frase: “Quando um intestino funciona bem, todo corpo vai bem também”. Esse órgão vai além das funções digestivas, atuando no sistema imunológico e na produção de neurotransmissores, e devido a sua grande importância tem sido classificado como nosso “segundo cérebro”. Ele é colonizado por diversas bactérias que exercem funções específicas e essenciais ao corpo humano, e esses microorganismos são fundamentais, afinal, possuímos cerca de 10 vezes mais células microbianas do que células humanas. Dessa forma, é imprescindível manter uma colonização de “bactérias do bem” para a manutenção da saúde e bom funcionamento do organismo.

 

Uma boa alimentação é a melhor aliada da saúde intestinal e alguns alimentos específicos, como a Kombucha, ajudam ainda mais. A Kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa, levemente adocicada e ácida, e conhecida por suas propriedades nutricionais e compostos bioativos. Trata-se de uma bebida fermentada com diversos benefícios para o organismo e com ação probiótica, atuando principalmente na saúde intestinal. As bactérias e leveduras presentes na bebida formam um potente simbiótico através da produção de uma variedade de metabólitos como os ácidos orgânicos que possuem atividade antibacteriana e tem capacidade de inibir o crescimento de microrganismos patogênicos.

 

Sua composição é variada, mas em geral, possui ácidos orgânicos, vitaminas e polifenóis. E devido à presença desses compostos bioativos e por ter uma ação probiótica, a Kombucha vem sendo caracterizada como um alimento funcional. Os probióticos, formados pelas “bactérias do bem”, são microorganismos vivos que promovem o bom funcionamento do nosso corpo, a partir do equilíbrio da microbiota intestinal, o que contribui para o aumento e a modulação do sistema imunológico, colonização do intestino, auxilia no tratamento de doenças gastrointestinais, reduz a constipação intestinal, auxilia no controle de alergias e melhora a digestibilidade e a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais.  

 

Algumas pessoas ficam em dúvida quando olham a lista de ingredientes e encontram açúcar cristal em sua composição, porém, esse é o ingrediente chave para essa bebida. Sua função é servir de alimento para as bactérias, que o fermentam e origina uma bebida naturalmente gaseificada e de sabor agridoce. Sem o açúcar, não haverá fermentação e, consequentemente, não existiria Kombucha! Fique tranquilo, pois o açúcar não chega íntegro ao produto final e nem a quem bebe, pois já foi consumido pelas bactérias durante o processo de fermentação. É uma bebida com baixa quantidade de calorias e de carboidratos, com um elevado teor de nutrientes e que vai ajudar a cuidar da sua saúde intestinal!

 

Escrito em colaboração com nossa nutricionista consciente Ale Luglio

 

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente