Verifique se entregamos em sua cidade clicando aqui.

Benefícios da Gratidão na Saúde e Bem-Estar

  • 1 min ler

Benefícios da Gratidão na Saúde e Bem-Estar

A gratidão é a emoção positiva que vem sendo bastante estudada pela ciência no que diz respeito aos seus efeitos na promoção da saúde física e do bem-estar psicológico.

A apreciação dos pequenos e grandes benefícios que se recebe cotidianamente nos relacionamentos com outras pessoas, nas experiências e vivências mundanas proporciona bem-estar e felicidade.

Algumas pessoas já nascem com uma maior disposição a serem gratas e agradecem cada oportunidade ao vivenciar uma experiência positiva. Valorizam experiências mais simples, como saborear um café fresco e também eventos mais raros e importantes como o nascimento de um filho ou uma promoção no trabalho. Agradecem e valorizam cada experiência em suas vidas.

Porém, a boa notícia para as pessoas que não nasceram com a gratidão espontânea, é que esta emoção positiva por ser praticada intencionalmente e pode ser desenvolvida.

Diversos estudos comprovam que a prática diária da gratidão alivia sintomas de estresse, melhora a qualidade do sono, protege a saúde mental e melhora a qualidade dos relacionamentos. Através de sua prática rotineira, é possível ativar células neuronais que proporcionam felicidade e bem-estar. A psicologia, através do estudo de ações positiva, possui técnicas psicoterapêuticas específicas para o desenvolvimento da gratidão. Uma técnica simples, que pode ser incorporada no dia a dia, é o preenchimento de um diário de gratidão. Anotar, reconhecer e agradecer é um caminho comprovado para a felicidade.

Escrito por: Graziela Dassoler

 

 

 

Graziela Dassoler
Psicóloga Especialista Clínica
(CRP 06/102737)
Transtornos Alimentares e Obesidade

Buscar