Aprenda a reutilizar garrafas PET e monte sua própria horta.

Aprenda a reutilizar garrafas PET e monte sua própria horta.

O descarte inadequado de resíduos plásticos é um hábito infeliz e muito usual nas cidades brasileiras. O PET que deixa de ser reciclado traz consequências muito negativas para o meio ambiente. 

Pensamos em várias maneiras de reutilizar esse material, e, uma delas é tornar uma garrafa pet em uma horta sustentável. Por isso, preparemos algumas dicas de como fazer isso.  

1- Escolha das Plantas 

Como se trata de uma mini-horta, normalmente se usam plantas bem pequenas, na maioria dos casos temperos: 

  • Diversos tipos de pimenta 
  • Salsinha 
  • Manjericão 
  • Hortelã 
  • Cebolinha 
  • Alecrim 
  • Orégano 

2- Substrato: o ideal é comprar terra preta de jardinagem e algumas pedrinhas pequenas para o sistema de drenagem que falaremos à frente. 

3- Opte entre mudas ou sementes: a escolha por mudas é mais garantida de “pegar”. No caso das sementes, o ideal é acompanhar o desenvolvimento. 

4- Drenagem: coloque uma camada de pedras no fundo da garrafa o suficiente para cobri-las. Em seguida, utilize a terra preta de jardinagem. Isso permitirá que a água saia do vaso sem que os nutrientes sejam perdidos. Além disso, irá garantir que essa terra não fique compactada, ou seja, sem conseguir eliminar água, o que pode provocar o apodrecimento da raiz.  

5- Rega: quem construir o sistema de drenagem pode ficar mais tranquilo quanto à rega, mas mesmo assim, evite muitos excessos! Só regue suas plantinhas quando os pratinhos estiverem secos.  

6- Colheita: está é a melhor parte, mas tome cuidado. Evite acabar com suas plantinhas cortando muitas folhas de uma vez, corte no máximo 30% e utiliza uma tesoura, não faça isso com as mãos. 

Agora que você já sabe todas as dicas para criar e cuidar de uma mini-horta em casa, só falta separar as garrafas pet e colocar as mãos na massa.  

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente