A importância da hidratação

A importância da hidratação

Você sabia que 60% do nosso corpo é composto por água? Esse fato, por si só, já demonstra porque ela é indispensável para a vida humana, porém, vários outros dados endossam a importância de uma hidratação correta e é sobre isso que vamos conversar no texto de hoje.

A água é essencial para a maioria dos processos no nosso organismo como digestão, circulação e transporte de nutrientes para as células. Ela atua também contra a fadiga e dores musculares, pois ajuda a retirar o ácido lático das células.

Sem ela, esses processos ficam falhos e acabam comprometendo todo o funcionamento do nosso corpo. Quando estamos desidratados o organismo remaneja o volume de água para beneficiar os órgãos vitais. Isso
pode potencializar o envelhecimento precoce e causar diversas doenças. Ou seja, hidratação é
mesmo um assunto sério e extenso!

A água também regula a temperatura corporal, o que é extremamente importante principalmente para atletas e praticantes de atividade física. Para os que treinam ao ar livre e em horários de pico de calor, a atenção tem que ser redobrada!

Como tudo na nutrição esportiva, a hidratação ideal é relativa para cada pessoa, dependendo do horário do treino,
intensidade, perda de líquidos, entre outros. Porém, existe uma recomendação geral que propõe a ingestão de 250 a 500ml de líquido entre 1 e 2h antes do exercício e repor durante o treino, cerca 150ml a cada 20 minutos.

Em provas e treinos, a hidratação também pode ser feito com água de coco e sucos, que além de hidratar, também ajudam a repor as energias, vitaminas e sais minerais. Os sucos da Greenpeople são excelentes opções nessa situação, principalmente o Pop e o Juçaí, que são bem energéticos e contém água de coco em sua formulação.

Além da hidratação específica para os treinos, é muito importante que ela também seja feita corretamente ao longo do dia! Nunca espere sentir sede, pois isso já é sinal de um início de desidratação. Procure beber cerca de 2 litros de água por dia e mantenha sempre uma garrafinha à mão, já que nosso corpo não possui um mecanismo de armazenamento.

Não se esqueça que não é somente com água que você se mantêm hidratado. Frutas frescas e vegetais também são ótimas fontes de água.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente