Macronutrientes

Os termos “proteína, carboidrato e gordura” sempre aparecem em matérias, textos, reportagens e conversas sobre dieta e alimentação, porém nem todo mundo sabe exatamente a diferença entre cada um deles e, principalmente, suas funções. Eles são os chamados macronutrientes e são a maior parte da constituição de um alimento. Os alimentos também possuem vitaminas, sais minerais, fibras e outros, que são os micronutrientes. Uma refeição balanceada é aquela composta por “um pouco” de cada um dos grupos alimentares, garantindo o consumo apropriado de cada um deles, pois são essenciais para a nossa saúde e bom funcionamento do organismo. Abaixo você vai conhecer os grupos de macronutrientes presentes em sua alimentação que, juntos, garantem uma refeição balanceada.

 

Proteínas

As proteínas são indispensáveis para a construção e manutenção do organismo. São encontradas em todas as estruturas do nosso corpo e, a partir delas, construímos músculos, tecidos, cabelo, unha, hormônios, anticorpos e outras estruturas celulares. As principais fontes são leguminosas, ovos, carne, leites e derivados. O consumo de proteína é essencial para a manutenção de massa magra e ainda para a recuperação dos praticantes de atividades físicas, além do ganho de massa muscular, resultando em um corpo mais definido e mais forte (atendendo aos objetivos estéticos e de performance da maioria das pessoas). Uma dieta equilibrada e adequada em seu aporte proteico também garantirá um controle mais efetivo do apetite, contribuindo para o emagrecimento.

 

Carboidratos

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia e os alimentos que são suas principais fontes são as farinhas, tubérculos, grãos, frutas, entre outros. O consumo de carboidrato é fundamental para que nosso corpo tenha energia para realizar as atividades diárias e para os exercícios físicos. Os carboidratos refinados oferecem apenas calorias vazias, ou seja, não trazem benefício nenhum para o nosso organismo. Sendo assim, devemos sempre dar preferência aos integrais, que oferecem vitaminas, minerais e fibras. Os atletas possuem necessidades diferenciadas de carboidrato, além de adequação dos horários, pensando sempre nos treinos e recuperação.

 

Lipídios

São as gorduras, que podem tanto ser de origem vegetal quanto animal. As gorduras também são fontes de energia para nosso corpo e veículo importante de alguns nutrientes como vitaminas e minerais.  As principais fontes saudáveis de gordura são os óleos, as oleaginosas, coco e abacate.

 

O ponto principal de uma alimentação saudável e consciente é sempre ter em mente a densidade nutritiva da refeição. Quanto mais nutrientes e menos calorias vazias, melhor para a saúde! E tudo isso é possível com muito sabor e prazer!

 

*por Alessandra Luglio, nutricionista